Sindcontas participa das comemorações do dia do auditor de controle externo

O Sindcontas participou, na manhã do último dia 27/04, das comemorações do dia do auditor de controle externo. O dia do auditor de controle externo é comemorado no dia 27 de abril e faz parte do calendário paraibano desde 2017, através da Lei nº 10.940/17, de autoria do Deputado Raniery Paulino.

O início das comemorações se deu com uma homenagem aos concluintes do Mestrado Profissional em Economia do Setor Público, uma parceria entre o TCE/PB e a UFPB. Participaram do programa de mestrado servidores do TCE/PB, da UFPB e de jurisdicionados do TCE/PB. Dos dez formandos pertencentes aos quadros do Tribunal de Contas da Paraíba, sete deles são auditores de contas públicas, fato que merece destaque e que orgulha todos aqueles que integram a carreira de auditoria.

Em seu discurso, o Presidente do Sindcontas, o Auditor de Contas Públicas  Paulo Germano, destacou:

É um momento de reflexão quanto aos nossos desafios. A necessidade de sermos mais efetivos, darmos mais resultados à sociedade, o que passa necessariamente pela independência funcional e que, acima de qualquer número produzido, visa a realização de um trabalho técnico e de excelência, capaz de dar ao cidadão a sensação de estarmos zelando pelos recursos públicos.

Ao final de sua fala, Paulo Germano reproduziu vídeo produzido pela ANTC sobre o papel dos tribunais de contas de dos auditores de controle externo.

O evento foi finalizado com o Seminário “Passado, presente e futuro: uma discussão sobre o Sistema Tribunais de Contas”. Houve a participação de presidentes de quatro entidades ligadas ao controle externo: o presidente da Associação de Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) Fábio Nogueira, o da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) Marcos Bemquerer Costa, o da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon) Júlio Marcelo de Oliveira e o da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo (ANTC) Francisco Gominho. O debate foi mediado pelo jornalista de economia João Villaverde.

 

 

Deixe uma resposta